PREFÁCIO

   Por ocasião da realização do XX Seminário de Iniciação Científica, XVIII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e XII Seminário de Extensão, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, faz aqui uma breve reflexão sobre suas atividades que, juntamente com as do Ensino, conferem-lhe o status de Universidade.
   Desde 1994, a URI reúne professores/pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da própria Instituição e também de outras IES do País, em um seminário anual com o objetivo de apresentar e avaliar os resultados dos trabalhos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelas diferentes áreas do conhecimento. Durante este período o Seminário contemplou a discussão de alguns temas emergentes, objetivando refletir, motivar e informar os participantes. Neste ano de 2014 com tema “Universalização da Ciência como Difusão do Conhecimento”, tendo como objetivo oportunizar espaço de socialização, conhecimento e integração de pesquisa e extensão entre a URI e outras IES, comunidade regional, nacional e internacional.
   Universitários com qualificação acadêmica destacada, na categoria de bolsistas ou de voluntários, fazem uma introdução sistemática às atividades de pesquisa, sob orientação de professores, mestres e doutores. No período de agosto de 2013 a julho de 2014, acadêmicos distribuídos entre os programas PIBIC/CNPq; PIBITI/CNPq; PIBIC-EM/CNPq; PROBIC/FAPERGS; PROBITI/FAPERGS; PIIC/URI; REDES/URI; MEMÓRIA/URI; PROBIC/URI; desenvolveram atividades de investigação científica relativas a sua área de estudos, complementando sua formação acadêmica. Desta maneira o conhecimento deixou de ser apenas adquirido, para ser também produzido. A iniciação científica tem permitido a formação de uma nova mentalidade no âmbito da graduação, além de contribuir para consolidação de grupos e de linhas de pesquisas, aprimorando o ensino e aproximando este nível de ensino da Pós-Graduação e orientando a Extensão.
   O programa de bolsas de extensão da URI, criado em 2001, tem contribuído para levar resultados do ensino e da pesquisa além da fronteira da Universidade. Distribuídos em áreas temáticas, vários projetos e atividades tem sido desenvolvidos através de professores que conferem a Universidade e aos seus cursos uma dimensão social relevante indispensável, condizente com o papel de agentes transformadores da sociedade.
   Reconhecemos que, para o êxito que representa este momento, foi imprescindível a atuação profissional e engajada dos membros dos grupos de pesquisa e dos programas de pós-graduação da instituição.
   Os dados aqui apresentados comprovam a missão e o compromisso regional da URI como universidade comunitária.
   O compromisso institucional se faz não somente com a difusão de conhecimentos, mas através de intervenções positivas e objetivas no campo do ensino, da pesquisa e da extensão , lutando permanentemente para se legitimar na qualificação de pessoas e dar continuidade em suas ações, trabalhando com amor e acreditando no futuro.

Prof. Dr. Giovani Palma Bastos
Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI