Uma universidade deve ter como ponto fundamental de desenvolvimento a busca do aprimoramento humano, consolidando-se na missão de, não apenas, possibilitar aos alunos a obtenção de um diploma, de um emprego com remuneração satisfatória, mas principalmente ser capaz de produzir novos conhecimentos e aplicá-los à realidade social, considerando a necessidade de ser acessível em todos os níveis sociais, para que haja inclusão, exercendo tanto uma função social quanto política. Além disso, a universidade deve ser capaz de retribuir o investimento que recebe da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da população. Assim, a universidade tem como função maior, o dever de estar comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária.
Neste sentido a comunicação científica pode ser vista como um meio de transferência de informação e construção do conhecimento que surge de uma dupla necessidade: a de quem deseja conhecer os avanços da ciência e a de quem quer comunicar à comunidade os achados e resultados de pesquisas e/ou estudos dos diversos temas que envolvem a ciência. Desta forma, justifica-se a atual preocupação de pesquisadores e profissionais da educação na ampliação de espaços para reflexão de ideias, socialização de pesquisas e trocas de experiências acerca da formação de profissionais, socializando e universalizando descobertas que alavanquem o progresso das sociedades e garantam, a partir dos resultados encontrados em pesquisas, implicações seguras para a garantia do desenvolvimento humano.
O significado da palavra Universalização perpassa o entendimento e estabelece vínculos com diversas ciências do conhecimento. Os universos das relações sociais e da Universalização das Ciências apresentam-se como um campo de muitas indagações: Como universalizar as ciências? Que influência tem a Universidade sobre o conhecimento gerado? Qual o papel do pesquisador na produção e difusão do conhecimento? Quais os mecanismos de registro que atuam efetivamente no sentido de conferir maior visibilidade a produção científica e consequente difusão do conhecimento?
Em função disso, no ano de 2014, o tema do evento será Universalização da Ciência como Difusão do Conhecimento e visa discutir a importância da universalização da pesquisa, do ensino e da extensão, atendendo a um dos grandes desafios das universidades no contexto atual: difundir o conhecimento e possibilitar desenvolvimento humano.
Dentre as principais atividades que serão realizadas durante a promoção do XX Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVIII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, XII Seminário de Extensão, II Colóquio de Ciência e Tecnologia, a realizar-se no Câmpus de Santiago, destacam-se: palestras, apresentações orais e sessões de pôsteres, de trabalhos científicos desenvolvidos no período 2013-2014, e II Colóquio de Ciência e Tecnologia da URI Santiago (COLTURIS). O evento é aberto também à comunidade acadêmica de instituições nacionais e estrangeiras.
Olívio Bochi Brum
Ludmilla Oliveira Ribeiro